sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

A nova geração do rock brasileiro - Parte 2

Hoje, continuando com o que foi dito ontem, vou "chorar", como se faz no MTV na rua, sobre a nova geração do rock no Brasil. Lá vai:

"Estou de saco cheio com a maioria das novas bandas no cenário do rock brasileiro. Devido a uma exigência de muitos jovens deste país, os grupos musicais estão deixando o bom e velho Rock e optando por um segmento chamado emocore. E não que o emocore seja ruim, existe várias bandas do gênero que são muito boas.
Respeito quem gosta, mas considero este grupo do rock de extremo mau gosto! Mas é assim mesmo já que a sociedade e as gravadores exigem! O que importa hoje é o dinheiro e não a boa música. Beijo mãe!
"

- Acabooo, traz a camisa pra ele! Vamos ver a frase: "Ê Vida de Gado!" - Penélope

Depois desta desastrosa piada vamos continuar com a lista:

Forfun


Esta banda também pode ser considerada um grande destaque desta nova geração. O Forfun é um grupo com o estilo parecido com Scracho, pois mistura rock com o reggae, pra você ver suas maiores influências são Blink 182 e Bob Marley. Montada em 2001, o Forfun é formado por Danilo Cutrim no vocal e na guitarra, Rodrigo Costa no vocal e no baixo, Vitor Isensee nos sintetizadores e Nicolas Christ na bateria.

O Cd que levou a banda a ser destaque foi o "Polisenso", lançado no início de 2009. Pra se ter uma ideia só na internet, disponibilizado inteiro para download, pela própria banda, no site da mesma, alcançaram em 5 meses a marca de 400 mil álbuns baixados. Dentre as influências citadas pelos próprios integrantes na composição do disco estão: Os Novos Baianos, Nação Zumbi, Red Hot Chili Peppers, Bob Marley, entre outros. A glória na mídia televisiva chegou em outubro de 2009, quando a banda foi escolhida como "A Melhor Banda De Rock" no Video Music Brasil da MTV.


Principais sucessos
Sol e chuva, História de verão e Good Trip.


Cine

Original de São Paulo, a banda Cine foi formada em 2007 e tem como gravadora a Universal Music. O destaque apareceu em 2009 quando mesmo venceu os prêmios de banda revelação no VMB da MTV e no Prêmio Multishow. Sua música, "Garota Radical" entrou na parada da revista Billboard Brasil, no Brasil Hot 100 Airplay na posição 40º, além de ser a trilha sonora oficial da novela da Rede Record, "Bela, A Feia".

Como sempre a internet teve uma grande participação para
que o grupo conseguisse o estrelato. Por exemplo, o videoclipe de "Garota Radical" já alcançou mais de 5 milhões de visualizações no Youtube e seu MySpace foi o mais acessado em 2009.

Principais sucessos
Garota Radical e Se Você Quiser

Redes Sociais
Site Oficial - MySpace
Meadd (Fotolog)
Twitter


Restart

No sertão da Paraíba em agosto de 2008, amigos de colégio se reúnem para montar uma banda. Foi daí que surgiu Restart, mais outro grupo com a levada emocore pop. Tendo como integrantes Pé de Lancha - Baixo/Voz, Pedro Lucas - Guitarra/Voz, Koba - Guitarra/Backs, Thomas - Bateria, as suas maiores fãs são garotos de 10 a 15 anos que são o maior público desse gênero.

Tem como sua principal aliada
de divulgação a internet. Em menos de um ano de existência a banda já possui uma enorme quantidade de fãs não só em São Paulo, berço dos garotos. Mas por todo o Brasil.

Principais sucessos
Recomeçar e Lembranças

Redes Sociais
Site Oficial - MySpace
Fotolog
Twitter


Glória

Glória tem seu diferencial, a banda faz uma mistura de emocore com hardcore, agradando assim esses dois públicos, além de envolver o gutural, um tipo de vocal, em suas músicas.

Foi formada em 2002, mas só chegou a conhecimento da maioria do público em 2009 quando a música Minha paz fez um estrondoso sucesso. Nesse mesmo ano foi indicada a dois prêmios como banda revelação.

Principais sucessos
Minha paz e Agora é minha vez.

Redes Sociais
Site Oficial
MySpace
Fotolog
Twitter

Hevo84


Hevo84 é uma banda de pop rock, gênero que fez muito sucesso no Brasil na década de 90, com elementos eletrônicos. Surgiu em 2005 no Paraná e tem como orgulho, segundo a própria banda, o fato de que todas suas músicas serem de autoria dos integrantes da mesma.

Para divulgar a banda, Hevo 84 também usa a internet, já que nele o espaço é ilimitado, diferente da TV e do rádio onde participações estão cada vez mais difíceis. O Youtube, por exemplo, foi onde a banda lançou o vídeo clipe da música "A Vida é Minha", que teve um grande sucesso, sendo visto por mais de 1 milhão de pessoas no seu canal.


A banda também teve que se mudar para São Paulo, onde as oportunidades são maiores. Com a mudança o grupo lançou um álbum independente "Dias de Fuga", onde começou a fazer sucesso. Por esse motivo a gravadora EMI lançou ano passado seu novo album "Oitenta e Quatro" onde a regravação da banda RPM, "Rádio Pirata" anda fazendo um enorme sucesso, inclusive na série da Rede Globo, Malhação
.

Principais sucessos:
A Vida é Minha, Passos escuros e Meu Mundo Sem Você

Esta nova geração ainda conta com bandas como Hori e Fake number. E outras que eu indico, apesar de muita gente não conhecer, pois fazem sucesso na internet como: 2ois, Hardneja Sertacore e Cueio Limão.

Ah... Dias desses aqui no blog uma banda chamada Bleffe divulgou a sua música aqui nos comentários. Eles fazem um som parecido com o LsJack e eu adorei! Acesse o site deles e escute a música de trabalho "Tarde demais".

Qual a melhor banda de rock da nova geração? COMENTE!
E
Conhece alguma banda pela internet? DIVULGUE!

4 comentários:

Francimare Araujo disse...

E desses só se salva Forfun..

O rock brasileiro atual fica a desejar e o que me consola são as bandas antigas: Egenheiros, Nenhum de Nós, Biquíni Cavadão e muito mais.

Beijos!

Matéria muito bem elaborada Raul, parabéns!

aionr disse...

Algumas bandas dessas, vão ser esquecidas, vão virar "modinha", porque a preocupação maior é fazer sucesso imediato, e não consolidar um publico fiel.
Hevo 84, Nx Zero, Fresno, Strike, e somente esses, acredito que terão futuro...

è a vida hehe'

Um abraço!

aionr jornaltv.blogspot.com

Rodrigo Schmitz disse...

Cara não estraga a imagem do Rock brasileiro falando que isso ai é Rock.
kkkkkkkkkkkkkkk
Mais aI Raul post fico legal, apesar das bandas serem todas ruins.

Não considero nenhuma dessas bandas Rock.
Nunca chegarão perto de IRA, RPM, RAUL SEIXAS, NENHUM, ENGENHEIROS e muitos outros.

Seria interessante Você fazer um post sobre o verdadeiro Rock brasileiro.

abraços! Blog continua bom.

Anônimo disse...

Olha isso é um rock puramente comercial, talvez alguns se salvem nesse galinheiro que foi postado.

Respeito aos que gostam de emocore, mas talvez uma ou duas bandas se salvem com uma ou duas músicas delas.

Rock hoje brasileiro graças a Deus ainda está bem representado no exterior, no panorama geral nacional, a geração do rock que cresce em qualidade e bom som é a música cristã, Skin Culture (febre no meio secular mundial, como dizem), Oficina G3 que deve ser a banda de maior qualidade técnica atual no país, e aposto que desse meio também virão coisas tão escabrosas quanto a que vimos atualmente.

o rock que o Brasil fez nos anos 80 não levou herdeiros, infelizmente.