segunda-feira, 4 de abril de 2011

Faixa Tube - Curtas (2) - Eu Não Quero Voltar Sozinho e Código Tarantino

Dois curtas nacionais que eu adoro! O primeiro é dedicado aos fãs do Quentin Tarantino. Protagonizado por Selton Melo e Seu Jorge o curta mostra uma conversa de dois amigos em uma mesinha de bar, onde um dos personagens cria uma teoria que liga todos os longas do diretor, explicando que tudo faz parte de um mesmo filme. Com diálogos e referencias ao maior diretor da nova geração de Holywood, o filme é fiel ao modo Tarantinesco.


Já o segundo, Eu não quero voltar sozinho, conta a história de Leonardo, um garoto cego, e como sua vida mudou depois da chegada de Gabriel.

domingo, 3 de abril de 2011

A nova geração de atores do cinema nacional - Homens

Quando falo da nova geração de atores do cinema nacional, me refiro aqueles que se dedicaram a esta arte à partir da chamada retomada, em 1995, com Carlota Joaquina, a princesa do Brasil. Muitos deles, já tiveram ou tem ligação com a tv, sendo que alguns até deixaram a mesma para criar uma história dentro da história do cinema nacional. Eis a lista de atores da nova geração com base em experiência pessoal com o cinema da retomada do Brasil.

Selton Mello

O nome de Selton Mello é importantíssimo em qualquer lista sobre esse assunto. O cara é escancaradamente apaixonado por cinema, tanto que abandonou uma carreira de sucesso na Tv Globo, onde começou, para se dedicar a arte cinematográfica. Está sempre ligado a algum projeto na área do cinema, e uma vez ou outra faz alguma coisa na televisão. Selton não é só um ator, é dublador, roteirista, produtor e já dirigiu um filme, Feliz Natal, alguns clipes e trabalha no lançamento de "O palhaço", seu mais novo longa, onde atua e dirigi.
Entre seus melhores trabalhos estão "O cheiro do ralo", "O Auto da compadecida", "Meu nome não é Jhonny" e "Jean Charles". E suas participações mais fracas se destacam nos filmes "A mulher invisível" e "Federal". Não gosto muito do trabalho dele em "Lavoura arcaica", apesar do filme ser lindo e poético, ele não ficou à altura de alguns atores no qual trabalhou junto.



João Miguel

João Miguel tem um currículo extenso, principalmente no cinema independente e deveria ter um maior destaque perante a mídia brasileira. Seus personagens, na maioria nordestinos, com certeza já fizeram história no nosso cinema.
Ainda não tenho criticas negativas ao ator, adoro seu trabalho em "Cinema, aspirinas e urubus", "Mutum", "Estômago" e nos medianos "A suprema felicidade", "O céu de Suely" e "Se nada mais der certo".









Wagner Moura

A  importância do Wagner Moura para o cinema, além do seu talento, é a grande exposição a qual a sua imagem deu a arte no Brasil. Ele foi outro que se desligou da  televisão e trabalha hoje em prol do nosso cinema.

Wagner Moura tem poucos trabalhos ruins, seu principal destaque é o Capital Nascimento dos filmes "Tropa de Elite 1 e 2", que apesar de transmitir alguns absurdos ideológicos é ainda um bom filme. Gosto do seu trabalho simples em "Abril Despedaçado" e seus personagens caricatos em "Carandiru" e "Ó pai, ó".



Milhem Cortaz

O grande injustiçado do nosso cinema. Um puta ator, com um currículo mais que extenso, com pouco conhecimento e muitos papéis coadjuvantes. Ele é o policial corrupto de "Tropa de Elite", o detento que se arrepende e vira evangélico em "Carandiru", um guarda da  Febem em "Querô", um ladrão em "Nossa vida não cabe no Opala", o bêbado e pai de "Lula, o filho do Brasil", um travesti em "Se nada mais der certo", e um encanador em "O cheiro do ralo". É um dos atores com maior número de trabalhos no cinema e vai estar, finalmente em um papel de destaque em "Assalto ao banco central". 




Caio Blat

Apesar de estar muito ligado a televisão, Caio Blat não deixa de trabalhar para o cinema. Já participou de novelas, séries, comerciais e demais produções do meio audiovisual. Merece nossos aplausos aos seus excelentes trabalhos em "Histórias de amor duram apenas 90 minutos", "As melhores coisas do mundo", "Carandiru", "Batismo de sangue" e suas pequenas participações em "Lavoura arcaica" e "O ano que meus pais sairam de férias".




Rodrigo Santoro

Famoso por suas participações em filmes americanos, de qualidade duvidosa, Rodrigo Santoro é mais um que está sumido da tv por conta da sua paixão por cinema. Seus maiores trunfos estão nos filmes nacionais como "Carandiru", "Bicho de sete cabeças" e "Abril despedaçado".








Lázaro Ramos

Nesses últimos tempos tenho assistido muitos filmes com o Lázaro no elenco, me surpeendi quando vi toda a sua filmografia extensa. Entre seus principais papéis está os filmes do Jorge Furtado "Meu tio matou um cara" e "O Homem que copiava", ele também faz "Carandiru", o fraco "Ó paí, ó" e um dos meus favoritos do cinema nacional "Madame Satã".









Matheus Nachtergaele

Esse podemos dizer que surgiu do cinema. Com poucos trabalhos na tv, Matheus Nachtergaele é destaque por sua colaboração ao cinema no Brasil. Outro que tem uma filmografia extensa e marcado por filmes com temática nordestina, como "O Auto da compadecida", "Amarelo Manga" e "Central do Brasil". Também está em grandes destaques como "Cidade de Deus" e "O que é isso, companheiro?".

Das antigas com destaques na Retomada: Othon Bastos e Marco Nanini


Em Breve:
A nova geração de atores do cinema nacional - Mulheres