sábado, 28 de julho de 2012

A dupla personalidade das pessoas do facebook para mostrar que fazem parte da estética da felicidade


É desconfortante quando alguém morre e um conhecido seu faz uma “homenagem” a ele no facebook. Parece querer mostrar pra todo mundo que era amigo dele, que ele era importante e tal. Acho isso muito vazio, na verdade, extremamente vazio e um tanto quanto falso, a partir do momento em que você quer que o restante das outras pessoas saiba disso. Colocar a foto de LUTO então. Parece querer chamar atenção, exatamente no momento em que vivemos, como diriam os antropólogos, na Sociedade do espetáculo.

É totalmente triste as pessoas forçarem o quanto são felizes. Mostrar pra todo mundo seu status de relacionamento e mandar uma mensagem de amor clichê pra todo mundo ver, é claro. Cara, sentimento só cabe às pessoas que lhe interessam. A partir do momento em que você põe uma declaração de amor de forma aberta é pra mostrar pra todo mundo, aparecer novamente. É exatamente como disso o Rafinha Bastos "Se você se preocupasse com o que eu estou pensando, você não precisa falar pra eles(público) você vinha e falava pra mim. Você não tá preocupado em se desculpar e sim ser aceito".

Eu não entendo, seriamente, essa estética de felicidade. Parece que cai em mim o peso de ter que namorar sério, estudar, ter um carro, uma casa e filhos e se prender a um único relacionamento. Querem que todos sejam iguais, que as casas sejam iguais, que as roupas sejam iguais e que os amores sejam iguais.

Acredito seriamente no amor. Mas não acredito no modelo imposto de amor. A base de um relacionamento deveria ser o sentimento e nunca o impedimento de sair e de conhecer novas pessoas.

É irritante o álbum de fotos que os perfis fazem, com poses exatamente iguais, de biquinhos irritantes na tentativa de serem lindos, sem perceberem o quão ridículo isso é. Ninguém é feliz a todo tempo, isso é utopia e das grandes. Rede social deveria ser uma plataforma de comunicação e não um segundo rosto, uma segunda vida ou uma mentira.