quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Google: Um Grande empreendimento

Na década passada (anos 90) começaram a pipocar principalmente nos EUA vários empreendimentos voltados para a área da internet. O principal deles, criado em uma garagem, sobreviveu em uma época em que a maioria destes empreendimentos desapareceram devido ao "estouro da bolho" em 2000, quando o valor das ações das empresas de tecnologia caiu devido ao mal faturamento.


Hoje a "Google" é uma das maiores empresas do ramo.
Criado em 1995 por Larry Page e Sergey Brin, na época dois estudantes de ciência da computação, da Universidade de Stanford, o buscador foi primeiramente batizado de "BackRub" e logo foi substítuido por "Google".

Curiosidades:

- O Google tem cerca de 20.000 funcionários espalhados por aproximadamente 40 escritórios em 20 países. Em São Paulo e Belo Horizonte, as duas cidades com representação da marca no Brasil, trabalham em torno de 200 pessoas.

- Em maio de 2000, o Google dá o primeiro passo a fim de se firmar no mercado internacional: lança versões em dez línguas europeias – francês, alemão, italiano, sueco, finlandês, espanhol, holandês, português, norueguês e dinamarquês. Em seguida, parte para o mercado asiático, com buscadores em chinês, japonês e coreano. Atualmente, o Google está disponível em mais de cem línguas, algumas bem particulares, como o klingon – idioma falado por alguns personagens na série de TV Star Trek – e o Bork, Bork, Bork – a língua do Cozinheiro Sueco, da série de televisão Os Muppets.

- O logotipo com seis letras coloridas do Google foi criado por uma brasileira, a designer Ruth Kedar, nascida em Campinas, São Paulo, e radicada nos Estados Unidos desde 1985. Em 1999, Ruth lecionava desenho gráfico na Universidade Stanford, quando foi contatada por um aluno, Larry Page – um ilustre desconhecido àquela altura. Page pediu à brasileira que criasse uma marca para a companhia recém-fundada. “Pensei em cores alegres, que remetessem à satisfação em descobrir coisas novas”, disse Ruth. Ela não revela quanto recebeu pela criação, mas estima-se que o valor ficou em torno de 15.000 dólares.

- Entre o final de 2002 e o começo de 2003, a Google Inc. decidiu diversificar seus negócios. Além do buscador, investiu no recém-popularizado universo dos blogs: comprou a Pyra Labs, empresa responsável pela criação do Blogger. Outro serviço desenvolvido no período foi o Google Notícias, ferramenta que permite visualizar e buscar informações de mais de 4.000 fontes na internet. Naquele momento, a grande inovação oferecida pelo serviço era a forma como as notícias eram selecionadas para entrar na página: o trabalho era todo feito por computadores que levavam em conta na edição, entre outras coisas, o número de vezes que a notícia aparecia na rede e em quais sites estava presente. A versão em português foi lançada em 2005.

Em janeiro de 2004, o Google fez sua estreia no mundo das redes sociais ao lançar o Orkut. O sucesso foi imediato. Em apenas cinco meses, o site já contava com mais de 2 milhões de usuários e, três anos mais tarde, eles eram quase 70 milhões. O curioso é que, pouco a pouco, o público americano, que predominava na época de lançamento, foi perdendo espaço para os brasileiros que, em 2008, representavam mais de 50% dos membros da rede.

- Os engenheiros do Google são incentivados a dedicar 20% do seu tempo de trabalho a projetos que não sejam seu objetivo principal. Desses momentos de mais liberdade e experimentalismo surgiu, em 2004, o Gmail. A ferramenta revolucionou o mercado dos serviços de e-mail gratuito ao oferecer 1 gigabyte de espaço de armazenamento – na época, o Yahoo! e o MSN ofereciam 6 MB e 2 MB, respectivamente. Atualmente, o Gmail permite armazenar 7.262 gigabytes.

- Em 2003, Bill Gates admitiu que a Microsoft demorou para perceber que os sistemas de busca eram um dos nichos mais promissores da internet. No ano seguinte, ele iniciou sua contra-ofensiva: lançou o MSN Live Search. Desde então, o buscador amarga um terceiro lugar no mercado – em 2008, o Google detinha 60% do mercado, o Yahoo, 20% e o MSN, 9%. A longa liderança do Google, porém, não levou a Microsoft a se render. Em 2008, ela tentou comprar o Yahoo! por 44,6 bilhões de dólares. A eventual fusão, única capaz de enfrentar o buscador número um, acabou não acontecendo.

Dados:

Faturamento (2008)
21,8 bilhões de dólares

Número de funcionários
20.000

Valor da marca
25,59 milhões de dólares

Posição da marca
(ranking Interbrands 2008)
10º lugar

Usuários
710 milhões

Participação no mercado de buscas
60%

Participação no faturamento
da publicidade on-line (EUA)
30%

Participação no mercado de buscas
(Brasil)
89%

3 comentários:

J. Júnior disse...

Oi Raul,

Obrigado pela visita ao Anexo Secreto.
Aceito sim fazer parceria com o "Faixa Livre", que aliás, é um blog muito bacana.
Seu link já foi adicionado!

Valeu!

Ana.Rodrigues disse...

Oi gostaria de saber quem canta a versão em inglês de outras intenções de moleca100vergonha....obrigado!

Ana.Rodrigues disse...

Quem canta outras intenções em inglês...versão de moleca100vergonha