domingo, 25 de outubro de 2009

O Rappa Especial


Com a vinda de um cantor jamaicano Jamaicano Papa Winnie ao Brasil, foi montada uma banda, ás pressas, para acompanhar o cantor nas suas apresentações. Daí veio a primeira formação do grupo, composta por Nelson Meirelles, Marcelo Lobato, Alexandre Menezes e Marcelo Yuka.
Depois das apresentações com o cantor jamaicano eles resolveram continuar com a banda e colocaram um anúncio no jornal O Globo na busca de um vocalista, depois de muitos nomes o escolhido foi Marcelo Falcão.

Para a escolha do nome da banda eles envolveram opções como "Cão-careca" e "Bate-Macumba". Depois escolhido "O Rappa", um termo que designa policiais que interceptam vendedores ilegais, camelôs.

Lançaram o seu primeiro disco no de 1994 com o próprio nome da banda, este não fez muito sucesso e um dos componentes da banda, Nelson Meireles resolveu sair por questões de problemas pessoais. A vaga deixada por ele foi preenchida Lauro Farias, que já havia tocado com Marcelo Yuka, ele assumiu o contra-baixo.

Dois anos depois lançaram o segundo cd, este colocou a banda no cenário nacional e muitas das músicas foram sucessos. As mais conhecidas foram Pescador de Ilusões e A Feira.

Para o terceiro cd lançado três anos depois, em 1999, chamado Lado A Lado B, eles prepararam letras de maior impacto social como "Minha Alma (a paz que eu não quero)" o videoclipe desta foi premiadíssimo, tornando-se sucesso nacional.

Em 2001 Marcelo Yuka, baterista na época foi vítima da violência urbana, fato que tanto abordava em suas letras. Durante tentativa de assalto ele foi baleado ficando assim paraplégico não podendo mais tocar bateria. Depois de alguns anos o mesmo se desligou da banda deixando inimizades e alegando ter sido expulso por não concordar com o novo rumo que a banda vinha seguindo.

Um cd novo em 2003, sem as letras de Yuka, foi lançado deixando sucessos como Reza Vela e Rodo Cotidiano.

No ano de 2005, a convite da MTV Brasil, a banda gravou o seu acústico, junto com ele foi lançado o DVD.

O último cd da banda foi lançado ano passado. 7 vezes, nome dado por ser o sétimo disco do grupo, e já gerou sucessos como "Súplica Cearense", "Monstro Invisível" e "Meu Mundo é o Barro".

Discografia:

O Rappa - 1994
Rappa Mundi - 1996
Lado B Lado A - 1999
Instinto Coletivo (Ao Vivo) - 2001
O Silêncio Q Precede O Esporro - 2003
Acústico MTV (Ao Vivo) - 2005
Warner 30 Anos: O Rappa (Coletânea) - 2006
Sete Vezes - 2008

Os músicos:

Marcelo Falcão - vocal
Alexandre Menezes (Xandão) - guitarra
Lauro Farias - baixo
Marcelo Lobato - teclado
DJ Negralha - pick up's
Cleber Sena - bateria

Clipe - A Minha Alma

2 comentários:

Paulo Ferba disse...

Gosto muito do trabalho deles, não me canso de ir no show!

Abraços

J. Júnior disse...

Oi Raul,

Estou passando para te dizer que infelizmente o blog Anexo Secreto está chegando ao fim e também para agradecer pela ótima e proveitosa parceria durante essas últimas semanas. Muito obrigado!
Desejo que o Faixa Livre continue assim: super bacana e interessante.

Até mais! Abraço!