segunda-feira, 2 de novembro de 2009

O conteúdo infantil da televisão brasileira


Quem nasceu nos anos 80 ou inicio dos 90 pode afirmar que o conteúdo da televisão para crianças, na época, era bem melhor que atualmente. Hoje em dia programas sem um pingo de conteúdo são colocados para esse público, com exceções de alguns canais como Cultura.

Bons tempos em que as emissoras brasileiras apresentavam programas inocentes, inteligentes e criativos. Entre vários exemplos, podemos citar o "X-tudo" programa hiper educativo em que um boneco em formato de X ensinava mágicas, receitas e ainda varias brincadeiras com papel, tesoura, lápis de cor... E o programa da Eliana? A apresentadora inventava games no palco, fazia matérias ecologicamente corretas com o biólogo Sergio Rangel e trazia um humor ingênuo com os personagens Chiquinho e pitoco, a "TV colosso" com os cachorros comandando uma emissora de televisão e ainda o "Disney Cruj" onde um grupo de crianças invadiam a programação do SBT para apresentar os melhores desenhos da TV brasileira, como "Doug", "Timão e Ponta" e” A Turma do Pateta”.

Até mesmo os desenhos de antigamente, mesmo sem os recursos tecnológicos de hoje, eram mais proveitosos. Lembram do "Capitão Planeta"? Em que um grupo de crianças de etnias diferentes se uniam para proteger a natureza. Temos ainda “Cavalo de Fogo”, "O fantástico mundo de Bob”, “Denis, O Pimentinha”, “Tom & Jerry”, “O Gato Félix”, “Caverna Do Dragão” e o antigo "Pica-pau".

Ah... As séries também era uma boa e normalmente eram passadas as tardes. “Punk”, “Família Dinossauro”, “Chaves”, "Chapolin”, “Alf – O ETeimoso”, "Malcolm in the middle", “Sabrina, Aprendiz de Feiticeira”, "Clube do Terror" e “Bananas de Pijamas” marcaram época.

Também não podemos esquecer os dramalhões mexicanos e argentinos, principalmente "Chiquititas" qual a criança que não assistia as aventuras dos pequenos órfãos? Tínhamos ainda "Carrosel", "Cúmplices de um resgate", "Alegrifes e rabujos", "O diário de Daniela" e tantas outras.

Infelizmente as nossas TVs esqueceram-se de ser criativas. O que a gente vê hoje são programas em que duas crianças apresentam desenhos e dão prêmios incentivando o consumismo ou até colocam jovens com textos decorados que falam três palavras e apresentam desenhos violentos e babacas. É preciso abrir os olhos dos "grandes" da televisão brasileira, pois querendo ou não o conteúdo apresentados por ela incentivam de uma forma ou de outra essa nova geração. As pessoas sempre querem evoluir, mas nessa questão eu prefiro voltar ao passado.

Quais desenhos marcaram a sua infância? COMENTE!

8 comentários:

Francimare Araujo disse...

Foi nostálgico...

A medida que eu lia lembrava que todos os dias ao acordar já ligava a televisão, o problema era que eu estudava de manhã e eu não queria fazer nada a não ser assistir os desenhos, minha mãe coitada, se via como louca para eu tomar banho no horário, comer direito... e eu só queria desenho!

Os que eu mais gostava eram: O fantástico mundo de Bob; Família Dinossauro; Chapolin; Clube do Terror; Bananas de Pijamas; Chiquititas; Cúmplices de um resgate; Alegrifes e rabujos", "O diário de Daniela" e tantas outras.

Aquele tempo era realmente muito bom, pena nós fazermos tudo para que não se resgate certas coisas, é, porque a gente sempre tem culpa...

Mas eu ainda mato saudade assistindo Doug Funny, pois deixei de ver Malhação para vê-lo na Tv Cultura. É bom demais!

Anônimo disse...

Super pig...hahahaha

Amanda Vilela disse...

Doug, O Fantástico Mundo de Bob, Chaves, Chapolin, O Pequeno Urso, Castelo Rá Tim Bum, Digimom, e Bob Esponja que eu assisto até hoje.

Aceito parceria sim, deixa um recado lá no orkut pra gente conversar porque por comentário fica ruim, http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=8015280372750381802

;*

Amanda Week.

Unknown disse...

Desenhos quee marcaram a minhaa infância! foram...

"Capitão Planeta" “Cavalo de Fogo”, “Sabrina, Aprendiz de Feiticeira”,e "Clube do Terror" AdoroOo!

Realmentee ...as pessoas sempre querem evoluir, mas nessa questão eu TBM prefiro voltar ao passado². Hehe²

Baruc disse...

Raul não se esqueça dos animes que fizeram história na TV Manchete e que eu adorava. Exemplo: Shurato, Jáspion, etc.

Franciele araújo disse...

Ô tempo bom!
Queria voltar ao passado....hehehe
Chiquititas e ursinhos carinhosos, era o q eu mais gostava...
Belísima postagem!

Anônimo disse...

ei corrija aí chiquititas é argentina

Carol Liôa disse...

capitão planeta era o q eu mais gostava!