segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

J.K. Rowling é acusada de plágio novamente - Novidades sobre Harry Potter

Sério, já estou ficando cansado de ver essa mesma notícia desde a época em que "Harry Potter" estourou: J.K. Rowling é acusada de plágio novamente. Não sei dizer quantas vezes isso já aconteceu, afinal eu já perdi as contas (Há alguém por aí que ainda está contando?). Desta vez a escritora britânica, criadora da série de livros Harry Potter, foi processada por ter, supostamente, utilizado idéias da obra "Willy, o Bruxo" no quaro livro da saga Harry Potter. O livro foi escrito por Adrian Jacobs, que foi um autor de contos infantis pouco conhecido, em 1987.

Max Markson, representante legal da herança de Jacobs, que morreu em 1997, afirmou que Rowling plagiou "partes importantes" ao escrever o livro Harry Potter e o Cálice de Fogo, publicado em 2000, 3 anos depois as aventuras de Willy.

O livro foi o quarto da série e vendeu 400 milhões de cópias no mundo todo e que é, também, uma franquia cinematográfica. Os Jacobs reclamam que a trama de Harry Potter e o Cálice de Fogo copiava certos elementos do argumento de um capítulo de Willy, o Bruxo, incluídas uma competição de magos e a ideia dos feiticeiros viajarem de trem.

J.K. Rowling junto com a Bloomsbury Publishing, editora dos livros na Inglaterra, pediu na última quinta-feira (18) que o processo fosse arquivado, descrevendo a acusação como "infundada" e "absurda".

Veja o que a autora disse em nota à imprensa:

"Fico triste pelo fato de ter sido feita mais uma alegação de que eu teria tirado material de outra fonte para escrever
Harry.
Fico muito desapontada pelo fato de eu e minha editora no Reino Unido, Bloomsbury, estarmos na posição de sermos obrigados a nos defender. Vamos pedir imediatamente ao tribunal uma decisão de que a alegação não tem mérito e, portanto, deve ser arquivada sem demora."

Rowling ainda afirmou que nunca leu o livro e por isso "as alegações feitas não apenas são infundadas como são absurdas".

Outra acusada

Da mesma forma, Stephenie Meyer, criadora da saga vampírica "Crepúsculo", também já foi acusada de copiar trechos do livro The Nocturne, de Jordan Scott, em Amanhecer, o quarto romance que narra a história de Bella Swan e Edward Cullen.

Falando nisso...

Imagens da primeira parte de Harry Potter e as Relíquias da Morte, sétimo e último livro da série, andam circulando pela internet.

Galeria


O primeiro filme de Harry Potter e as Relíquias da Morte, dirigido por David Yates, tem previsão de estreia em 19 de novembro deste ano. O segundo, em 15 de junho de 2011, nos EUA.
Na primeira parte, o trio inseparável - Rony, Hermione e Harry - sai em busca das Horcruxes - objetos que contêm pedaços de alma -, feitas por Voldemort. Rumo ao fim, este filme vem com aventuras mais tenebrosas e ainda cercadas de mistérios.

Veja novo teaser de sequência de Harry Potter:

Fontes: 1 e 2


DICA

O "Opinião e Opção" é um blog voltado ao mesmo público do "Faixa Livre" e é uma boa alternativa pra quem busca informação sobre cinema, séries e televisão. Por meio deste também devo agradecer pela parceiria e apoio do mesmo.

Em breve outros blogs serão indicados pelo blogueiro!

6 comentários:

Alan Raspante disse...

Sinceramente, isso é coisa de pessoas invejosas, acho que hoje em dia J.K. Roling nem deve ligar muito para essas coisas, afinal há anos tem essas acusações.
Já o da Stephenie Meyer, até agora só teve uma acusação, será que terá mais ?! rs

Erick Silva disse...

Mundo Vip da TV agradou com a qualidade de seu blog, e queremos ser parceiros de vocês, com uma troca de links, se concordarem com a proposta nossa entre em contato com o blog através de um comentário e colocaremos seu link imediatamente, obrigado pela a sua atenção.
http://mundovipdatv.blogspot.com/

Baú do Pirata disse...

Raul Marx aqui e o Bau do Pirata, amei a postagen nova geração do humor ficaria feliz se voce colocasse na coluna faixa livre de quinta

aionr disse...

Eu gosto dos livros/filmes do Harry Potter, acho que essa história de plágio é pura balela...
mas fazer o que? é esse o preço da fama, sempre vai ter alguem para falar alguma coisa....
Abraço.

jornaltv.blogspot.com

Anônimo disse...

Obrigado Faixa Livre, o Mundo Vip da TV ficou super feliz pela a parceria, colocamos seu link.

Ronei disse...

Fala Raul
Aqui é o Ronei do Séries da Tv Aberta.
Agadeço o comentário faito no blog e é claro que aceito a parceria.
Incluirei seu link nos maus parceiros.
Cara, gostei do seu blog é uma ótima fonte de informação da cultura pop.
E meus parabéns pela matéria "séries ameriacanas invadem a programação brasileira" muito bem escrita.
Um abraço e sucesso