quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Novo horário para séries do SBT e da Record

Ontem pelo twitter mandei uma mensagem direta a @Danibey, filha de Silvio Santos e nova "bam bam bam" do SBT, dizendo o seguinte:


@Danibey É hora de atacar no horário das 7, que está fraco na globo e na Record. Espero que essa nova programação do SBT traga algo bom as 7

E ela me respondeu, afinal sempre foi muito dedicada aos fãs e responde a maioria da mensagens que são enviadas a ela:

@Raulmarx O que você acha de Two and half a man?

Naquele momento eu não sabia se aquilo era um programa ou uma série. Então joguei no Google e descobri que se tratava do seriado "Dois homens e meio", que inclusive já foi exibido no próprio canal.

Não lembra? Eu deixe eu refrescar a sua memória!
Dois homens e meio conta a história de Charlie Harper que é um solteirão bem de vida que vive numa casa na praia, tem um belo carro na garagem e uma grande facilidade de conquistar as mulheres. Seu estilo de vida casual em Malibu é interrompido quando seu irmão, Alan, que está no meio de um divórcio, e seu sobrinho de dez anos, Jake, chegam para morar com ele. Saiba + sobre a série clicando aqui.

Continuando... Depois da resposta da Dani, (Não! Não sou intimo dela. É assim que todos a chamam), eu respondi dizendo que era uma boa série e perguntei se realmente ela iria entrar na grade. Depois de um tempo ela respondeu que só queria saber se o seriado era uma boa ideia. Eu gosto muito da série, mas acho que se o SBT pretende alcançar altos índices no ibope, ela não seria apropriada.

Esse é um bom momento pro SBT entrar na briga no horário, afinal a novela da Globo, "Tempos Modernos" é a pior em audiência de todos os tempos e o "SP Record" até consegue bons números, mas nada tão espetacular!


Outra...

A série "Dr. House" mudará de horário na Record a partir do dia 11 de março. O motivo é que a sessão “Super Tela” será apresentada nas quartas-feiras. Com isso, a série “Lipstick Jungle” não será mais exibida.

"House (uma espécie de Sherlock Holmes da medicina) é um infectologista e nefrologista que se destaca não só pela capacidade de elaborar excelentes diagnósticos diferenciais, como também pelo seu mau humor e pelo seu distanciamento dos pacientes, comportamento anti-social, já que ele considera completamente desnecessário interagir com eles." (Wikipédia)

House é uma das séries de maior sucesso na Record e consiguiu diversas vezes ser líder de audiência!

COMENTE!

2 comentários:

aionr disse...

Grey's Anatomy ou Ugly Betty
O Sbt tinha que se preocupar em ter qualidade e horario definido, ao invês de só querer audiencia imediata...

Fã do SBT disse...

Quando o “SBT Brasil” entrava após a série “Arnold”, alcançava menos de 4 pontos de média e chegava a ficar em 5º lugar, pelo fato de entrar após um programa com público totalmente diferente.

A audiência dos seriados também era extremamente baixa por estarem entre dois programas com públicos distintos. “Arnold” e “Eu, a Patroa e as Crianças”, que à tarde conseguiam até 10 pontos de média, chegavam a ficar até em 5º lugar quando eram exibidas entre o “Programa do Ratinho” e o “SBT Brasil”.

Por isso, sugerimos ao SBT que ampliassem a duração do “Programa do Ratinho” em 30 minutos (apenas para SP) para que assim entregasse para o “SBT Brasil”, cujo público era bem mais similar. E de fato essa foi uma excelente idéia, pois só depois disso é que o telejornal (que antes não passava do 4º lugar) conseguiu se estabilizar no 3º lugar e passou a ter médias constantes acima dos 5 pontos.

Por outro lado, quando sugerimos isso, o “Programa do Ratinho” conseguia sempre o 2º lugar isolado, com no mínimo 6 pontos de média e até 10 pontos de pico no final, enquanto no mesmo horário a Record chegava a amargar o 5º lugar com o “Geraldo Brasil”. Porém, a direção do SBT só ampliou a duração do programa meses depois, quando passou a perder constantemente até para o desenho “Pica-Pau”. Ou seja, tomaram a decisão certa no momento errado.

O “SBT Brasil” conseguiu ampliar a sua audiência com essa estratégia, porém, devido à péssima audiência que o “Programa do Ratinho” vem obtendo (chegando a ficar em 4º lugar), ao invés do SBT ter péssima audiência durante 1 hora, acaba “fracassando” por 30 minutos a mais.

E apesar de obter uma maior média, o “SBT Brasil” raramente termina com mais de 4 pontos, por conta dos “breaks” seguidos e de longa duração, que acabam com a audiência próxima do final, o que compromete a audiência dos programas do “SBT Show”. Programas como o “Qual é o Seu Talento?” chegam a atingir mais de 10 pontos de pico, mas fecham com uma média de no máximo 7 pontos, pelo fato de sempre receber uma péssima audiência do final do “SBT Brasil”.

É provável que o mesmo aconteça com a novela. E o mesmo acontece sempre com os programas e filmes que entram após o “Boletim de Ocorrências” (que dificilmente consegue manter a audiência recebida e compromete a audiência dos programas que entram em seguida).

Por enquanto, o melhor a se fazer é reformular todos esses programas e mantê-los em seus horários, até porque mudar o horário do “SBT Brasil” poderia comprometer a sua audiência, que só agora conseguiu se estabilizar. Mas caso, mesmo com uma reformulação, o “Programa do Ratinho” e a parte final do “SBT Brasil” continuem com baixa audiência (e comprometa o desempenho da novela), será necessário começar a pensar em mudanças.

Nesse caso, o “Programa do Ratinho” deveria voltar a ter apenas 1 hora de duração, o “Boletim de Ocorrências” (que está em um horário inadequado) poderia passar a ser exibido entre o “Programa do Ratinho” e o “SBT Brasil”. E o “SBT Brasil” poderia até passar a ser exibido 45 minutos mais cedo, para que um programa mais competitivo pudesse entrar às 19h30. E um seriado poderia ser a melhor opção (após o “SBT Brasil”, NUNCA antes do telejornal), principalmente uma série voltada para todos os públicos e especialmente para o público jovem, que tem poucas opções no horário. Acredito até que “Two and a Half Men” ou “The Big Bang Theory” poderiam ser boas opções, ou até “Smallville”, que passando para esse horário, possibilitaria que séries mais fortes e inéditas (como “O Mentalista” ou “Fringe”) entrassem às 21h15 a fim de recuperarem o 2º lugar.