segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Séries americanas invandem a televisão brasileira

Após uma reformulação de programação do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), tendo em vista a recuperação da vice-liderança em audiência na televisão aberta brasileira, perdida em 2007, o canal resolveu apostar suas fichas em seriados internacionais no horário nobre, batendo de frente com as novelas da Record e da Globo, sendo assim uma alternativa para aqueles que não gostam dos textos brasileiros.

A primeira série a invadir o horário nobre foi a
Hapers island”, que conta a história de um pequeno grupo de familiares e amigos que se reúnem em uma ilha isolada para participar de uma festa de casamento. Em treze episódios, “O Mistério da Ilha", tradução para o português, é recheada de assassinatos e vinganças e seus personagens tentam encontrar o assassino, antes que ele aja novamente.

O seriado começou devagar com 6 pontos no ibope¹ enquanto suas concorrentes estavam com dois dígitos. No último episódio a série bateu os 10 pontos, passando os bons índices para série que a substituiria.

Supernatural” deu início ao espetacular e surpreendente sucesso dos seriados americanos no Brasil. Conseguiu por vários dias a vice-liderança iso
lada, chegando a médias de 12 pontos no ibope. Esse efeito tornou as novela “Viver a Vida” como a novela de menor audiência do horário da Rede Globo e “Bela, a feia” como uma das menores audiências dos últimos tempos da Record.

Com a estrondosa repercussão na mídia, os seriados americanos ganharam mais espaços nas emissoras brasileiras. A primeira foi a Record, que com a perda constante da vice para o SBT resolveu atacar com “CSI”, um dos seriados mais vistos do mundo, concorrendo com a nova aposta da emissora de Silvio Santos, “Gossip Girl” que substituiu “Sobrenatural”. Com a série investigativa a emissora de Edir Macedo recuperou a vice-liderança no horário.

Outra emissora que também apostará em seriados em horário nobre² é a Band, recentemente a emissora adquiriu algumas do canal por assinatura HBO e da FOX e pretende exibi-las às 21 horas, faixa atualmente comprada pelo missionário RR Soares para exibição do religioso Show da Fé, da Igreja Internacional da Graça de Deus. Segundo algumas fontes o canal deve começar a transmissão a partir do dia 3 de maio. Entre o pacote que a Band comprou temos Modern Family, Bones, Burn Notice e The Unit, The Sopranos, além do Malcom e Manual de sobrevivência do Ned.



Além da faixa noturna, este tipo de teledramaturgia também ganha espaço nas tardes da nossa TV. Na Record “Todo mundo odeia o Chris”, “A nova super máquina” e a Australiana “H2O – Meninas sereias”, fazem muito sucesso. Outra que também leva muitas pessoas a frente da TV é “Kyle XY”. A misteriosa história do garoto sem umbigo é apresentado todas as tardes no SBT. A Band também não deve nada neste quesito e exibe “Malcom” e “Manual de sobrevivência do Ned”.

O formato seriado vem ganhando grandes investimentos nas terras brasileiras, já em março a Record pretende exibir nas suas noites o romance “A história de Esther”, a Globo à partir de abril abre grande espaço para seriados, desta vez separados por temporada, a Rede TV já começa a contratar profissionais para a produção de seriados no segundo semestre desse ano, a Band começa a gravar a sua já no próximo mês. O elenco conta com nomes como Priscilla Rozenbaum (mulher do autor), Dedina Bernadelli, Clarice Derziê, Ludmila Rosa, Isio Ghelman e Ricardo Kosovski, todos vindos do teatro.

Muitas pessoas dizem que este formato será o futuro da teledramaturgia do Brasil.

O que você acha das séries? COMENTE!

1 – Cada ponto no ibope representa 60 mil domicílios na Grande São Paulo, dados que servem com base para o mercado publicitário.

2 – Horário nobre é o horário de maior audiência da TV aberta.

2 comentários:

Alan Raspante disse...

hmm, mto boa a matéria !
Estou acompanhando Gossip girl e estou gostando demais ! =D

Deme disse...

Só falta eles deixarem legendados... seriados dublados é muito ruim!