
Segundo um executivo da Rede TV! o formato de série é o futuro na teledramaturgia no Brasil. Concordo. A série é um formato mais rápido, mais dinâmico e que dá aos produtores e roteiristas um tempo maior para fazer algo bem feito.
Nos Estados Unidos as series são um grande sucesso, afinal lá, diferente do Brasil, as telenovelas não muito queridas. E ultimamente, as emissoras do Brasil entenderam a importância de dramaturgia do tipo.
A Globo e a Record já apostam neste formato, que tem rendido um bom faturamento, prestigio e audiência para as mesmas. No SBT, como não existe um investimento para a produção, compram-se seriados americanos que lotam a sua programação. Band e Rede TV já apontaram 2010 como o ano de investimentos em produção de seriados. A Bandeirantes irá construir uma central para a gravação de series, e ainda este ano deverá lançar a sua primeira produção, que já está com elenco formado e que deverá ser gravada em breve. A Rede TV a partir de julho começará a contratar atores, escritores e roteiristas para que no segundo semestre seus investimentos estejam no ar.
Muitas pessoas tem certo tipo de preconceito com séries brasileiras, afirmam que as produções do país não são as mesmas das americanas. O que acontece é o seguinte: os investimentos em novelas são bem maiores, deixando para series algo muito pequeno. Outro motivo é que as series globais seguem um formato muito parecido com as novelas.
Mas é importante aplaudir boas series brasileiras como: A lei e o crime (Record), Descolados (MTV) e Donas de Casas desesperadas (Rede TV).
Acho que SBT deveria apostar nas series brasileiras. Já que suas novelas não fazem sucesso mesmo, que tal ser a emissora que mais produz seriados no Brasil. Seria bem legal. E não tenho dúvida do sucesso do mesmo já que o público tem o costume de assistir seriados no canal do tio Silvio.

