sábado, 6 de março de 2010

Série - O futuro da teledramaturgia do Brasil




















Segundo um executivo da Rede TV! o formato de série é o futuro na teledramaturgia no Brasil. Concordo. A série é um formato mais rápido, mais dinâmico e que dá aos produtores e roteiristas um tempo maior para fazer algo bem feito.

Nos Estados Unidos as series são um grande sucesso, afinal lá, diferente do Brasil, as telenovelas não muito queridas. E ultimamente, as emissoras do Brasil entenderam a importância de dramaturgia do tipo.

A Globo e a Record já apostam neste formato, que tem rendido um bom faturamento, prestigio e audiência para as mesmas. No SBT, como não existe um investimento para a produção, compram-se seriados americanos que lotam a sua programação. Band e Rede TV já apontaram 2010 como o ano de investimentos em produção de seriados. A Bandeirantes irá construir uma central para a gravação de series, e ainda este ano deverá lançar a sua primeira produção, que já está com elenco formado e que deverá ser gravada em breve. A Rede TV a partir de julho começará a contratar atores, escritores e roteiristas para que no segundo semestre seus investimentos estejam no ar.

Muitas pessoas tem certo tipo de preconceito com séries brasileiras, afirmam que as produções do país não são as mesmas das americanas. O que acontece é o seguinte: os investimentos em novelas são bem maiores, deixando para series algo muito pequeno. Outro motivo é que as series globais seguem um formato muito parecido com as novelas.

Mas é importante aplaudir boas series brasileiras como: A lei e o crime (Record), Descolados (MTV) e Donas de Casas desesperadas (Rede TV).

Acho que SBT deveria apostar nas series brasileiras. Já que suas novelas não fazem sucesso mesmo, que tal ser a emissora que mais produz seriados no Brasil. Seria bem legal. E não tenho dúvida do sucesso do mesmo já que o público tem o costume de assistir seriados no canal do tio Silvio.

14 comentários:

Alan Raspante disse...

Hmm, acredito também que o futuro será as séries, até porque chega uma hora que enjoa ver uma "Hele, Luciana" da vida...
Mais ainda sim brasileiro ama novela, a não acredito que novela sairá do podium de primeiro lugar tão cedo !
Vamos ver o que a Band e a RedeTV! tem de bão !
Já o SBT, até que podia fazer séries, acho que se sairiam melhor...
ate´ mais !

aionr disse...

Adoro seriados brasileiros, é claro que alguns foram bem ruins, mas estamos aprendendo!! Então vai demorar para termos uma qualidade americana, mas boas ideias já foram ao ar e deram certo: Descolados, A Lei e o Crime, Força Tarefa. Acho que quanto mais as emissoras apostarem nesses formatos, melhor será a qualidade dos mesmos, e eu torço muito para isso!

Um Abraço

Blogaritmox disse...

Os seriados estadunidenses têm cara de filme; os brasileiros têm cara de novela. Quando mudarmos isso faremos séries muito boas!

Baú do Pirata disse...

ola alan sou o bruno do bau do pirata, ficaria grato se voce coloca sse esta postagen na sua coluna, ele é otima, ahh e parabens voce esta fazendo muito sucesso la no blog ja que nao entra mais no msn :S

Lucas disse...

Seria interessante ver o SBT lançando séries, mas não acredito que SS queira se aventurar por essa via...
Lucas
www.cascudeando.zip.net

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Amanda Vilela disse...

Parabéns (:
Seu blog foi indicado para o 'Prêmio Dardos', visite o blog e indique mais blogs merecedores do selo (:
http://theonnagirl.blogspot.com/2010/02/selinhos.html
:*

Anônimo disse...

In general people event their acquaint with naively, as it were, without being masterful to mould an guestimate of its contents; they be enduring first to spur themselves at a gap from it - the nearest, that is to bid, should entertain turn the finished - in the past it can earnings points of vantage from which to pass sentence the future

Anônimo disse...

All schools, all colleges, have two gargantuan functions: to award, and to disguise, valuable knowledge. The theological knowledge which they not reveal cannot justly be regarded as less valuable than that which they reveal. That is, when a bloke is buying a basket of strawberries it can profit him to skilled in that the rump half of it is rotten.

Anônimo disse...

We are all but fresh leaves on the just the same familiar tree of sustenance and if this existence has adapted itself to new functions and conditions, it uses the anyhow old principal principles over and for again. There is no legitimate imbalance between the squealer and the restrain who mows it.

Anônimo disse...

Happiness is something sure and settled in itself, as being the aim and vacillating of all practical activities whatever .... Happiness then we interpret as the spry worry of the object to in conformity with perfect goodness or virtue.

Anônimo disse...

The more things variation, the more they wait the same.

Anônimo disse...

Jokes of the suitable big-hearted, appropriately told, can do more to make aware questions of machination, opinion, and data than any crowd of bovine arguments.

@danymendes01 disse...

Séries são algo muito mais comerciais, sendo bom para levar o nome do Brasil pra fora, e sermos respeitados por isso, assim como somos com novelas. Mas para isso precisamos de produtores que tenham bons textos e boas histórias. Uma boa história com um bom roteiro, é o minimo que uma série tem que ter, diferente das que vemos hoje feitas no brasil com uns diálogos pobres. Gastando muito mais com cenários (não que isso num seja importante), mas uma história que prenda o telespectador e o faça querer assistir ao próximo episódio e a próxima temporada é mais importante, tendo com isso o sucesso da série! precisamos de produtores e roteiristas que sejam bons, e que deixem os atores, diretores e publicos fascinados e envolvidos com a trama! Adoro cinema e tv, estou estudando essa área e um sonho meu é produzir uma série algum dia, algo que fique na história das séries brasileiras, e que conquiste tds os públicos, assim como as séries americanas fazem! Hehe