domingo, 22 de novembro de 2009

Tribos Urbanas


Tribos urbanas são grupos que tem como objetivo estabelecer uma rede de amigos. Normalmente, quem participa destes grupos costumam pensar, agir e se comportar de maneira igual aos outros membros.

A principal ligação entre essas pessoas é o estilo musical, os membros costumam ouvir as mesmas músicas, vestir as mesmas roupas, e usar acessórios iguais. São mais encontrados nas grandes cidades, já que no interior a um certo preconceito diante dessas pessoas, por causa da sua cultura informal.

A expressão "tribo urbana" é usada pelos psicólogos e foi adotada pela população em geral. Surgiu, a partir da revolta com os padrões dominantes, talvez seja por isso que algumas pessoas mantêm certos receios dos grupos. Por fugir do normal, esses aglomerados acabam sendo vitimas do pior tipo de gente: Os preconceituosos.

Entre os mais conhecidos grupos temos:

Os Punks - Denomina-se punk uma pessoa que tem estilos dentro de uma cultura que possuem certas características, como por exemplo a idéia de liberdade, de fazer o que quiser, o interesse pela aparência agressiva e a subversão da cultura. Engloba diversos elementos culturais, como: música, cinema, literatura, moda e comportamento.

Nerd é um termo que descreve uma pessoa que estuda muito, e até exagerado para a sua idade, que não pratica atividades mais populares. Por essa razão, um nerd é muitas vezes excluído de atividades físicas e considerado um solitário. Muitos têm dificuldades de integração social e são atrapalhados, mesmo assim não deixam de ser inteligentissimos.

Emo - É um gênero musical que surgiu à partir do hardcore. O termo é dado às bandas que tocam músicas mais romanticas que o habitual. Daí nasceu uma moda de adolescentes caracterizada não somente pela música, mas também pelo comportamento geralmente emotivo e tolerante, e também pelo visual, que consiste em geral em trajes pretos, trajes listrados, sapatos parecidos com All-Stars, cabelos coloridos e franjas caídas sobre os olhos.

Os "hippies" eram parte do que se convencionou chamar movimento de contracultura dos anos 60, chegando no Brasil somente na década de 70. Ganharam fama diante ao uso de drogas lícitas e ílicitas, por serem a favor das questões ambientais, a prática de nudismo e a emancipação sexual.

Além dessas podemos citar ainda: Góticos, Rappers, Pagodeiros, Surfistas, Regueiros, Torcedor Organizado, Patricinhas, Playboys ou Mauricinhos, Skatistas e Axezeiros.

Você se identifica com algum destes grupos? COMENTE!!!

Fonte: Wikipédia e Mundo Jovem.

3 comentários:

Alex disse...

gosteii dessse assunto ... (EMO) . kkkk... hauhauu xD...

Pedro Hian disse...

A pergunta q nao qr calar aqla parte do EMO aqla foto é homem ou mulher? ahaha Boa, escreve mais sobre os grupos curti.

Lucas disse...

Buá! Emo me lembra uma pessoa que não tá mais comigo!!! Acho que eu é que virei emo por ela depois de tudo o que aconteceu, hauahuaa... Mas vamos vivendo...
Lucas
www.cascudeando.zip.net