domingo, 19 de setembro de 2010

Chuva de chocolate e as propagandas que não deram certo


Dias atrás, em uma aula de relações públicas, o professor nos mostrou uma campanha de publicidade do chocolate Twix. A idéia da marca era organizar uma chuva de chocolate no centro de São Paulo. A partir de um perfil no twitter que apresenta o personagem Nicolau Lourenço Ribztein Pinto, mestre em arqueologia e doutor em história antiga pela Universidade de Oxford, o chocolate anunciava uma chuva de Twix como um fenômeno natural e que iria acontecer em um determinado dia e lugar.

Só que veeeeja o que aconteceu:



Segundo a empresa houve uma falha nas máquinas de disparo dos chocolates, o que não permitiu que os tabletes fossem jogados à altura necessária para que tivessem uma distribuição homogênea.

Por conta disso houve um efeito negativo para a marca, repercutindo em vários sites espalhados pela internet (Aqui e aqui) e no twitter, e também entre os participantes do evento que sairam do mesmo gritando a marca da concorrente Chokito. A Twix que tentava chamar atenção, conseguiu o feito, mas de uma maneira que nenhuma empresa gostaria de ter.

Diante disso dei uma pesquisada em algumas propagandas que não deram certo e achei esse slide que reúne diversas situações do tipo. Veeeeja:

2 comentários:

Britto disse...

Que loucura essa campanha do Twix. Uma mancada das grandes!

E essas dos slides, será que são verdadeiras?!

• blogaritmox • disse...

hahaha! as pessoas esperaram até o último minuto!

gostei tambem dos slides, algumas dessas "propagandas" eu ainda não tinha visto.

abração